28 a 30 de Setembro de 2021 Acesso

Submissão de trabalhos científicos


Prazo para envio de trabalhos: 5 de agosto de 2021



ÁREAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
1. Agricultura
2. Biodiversidade
3. Desertificação
4. Educação Ambiental
5. Mudanças climáticas e Cenários futuros
6. Recuperação de áreas degradadas
7. Recursos Genéticos
8. Recursos hídricos
9. Sementes e Mudas
10. Solos

Sessão Pôster 100% Digital


Os resumos aprovados terão os pôsteres expostos na área restrita da plataforma digital do evento, com possibilidade de comentários e votação do público. Também serão publicados nos anais do VI SMUD, III SIBIC e VII WSMC, que ficarão disponíveis on-line.

Recomendamos aos autores que leiam atentamente as normas de submissão e acessem os modelos de resumo e pôster.

Normas de submissão de trabalhos


• Os trabalhos deverão ser submetidos até 15 de agosto de 2021 (prorrogado).

• Somente serão aceitos trabalhos inéditos. Os trabalhos de revisão de literatura não serão aceitos.

• Serão aceitos até dois trabalhos por inscrição como primeiro autor. O limite para contribuições como coautor é de 6 pessoas.

• A publicação e apresentação dos trabalhos estão sujeitas à aprovação pela comissão científica do evento.

• Os trabalhos deverão ser submetidos em língua portuguesa, incluindo afiliações.

• A submissão dos trabalhos deverá ser feita pelo site do evento, no menu: Inscrição: Área do Participante. Submissões por e-mail não serão consideradas.

Modelo de Resumo

Estrutura dos resumos


1. Página: Os resumos deverão ser enviados em página com formato A4, com margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 2 cm.

2. Título: Fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado e tendo somente a primeira letra da palavra inicial como maiúscula, sem ponto ao final do título. Observar as normas para a grafia de nomes científicos.

3. Autores: Nome completo dos autores, por extenso, em fonte Arial, tamanho 12, em negrito e escrito com apenas a primeira letra dos nomes e sobrenomes em maiúsculo, separados por ponto e vírgula. Em nota de rodapé, deve-se colocar a formação de cada autor e a instituição a que pertence, cidade, estado e e-mail do autor para correspondência, em fonte Arial tamanho 8. Cada resumo poderá ter até 7 autores.

4. Texto: Deverá conter até 2.500 caracteres com espaço, incluindo, obrigatoriamente, uma breve introdução, o objetivo do trabalho, os procedimentos relevantes da metodologia, os resultados mais importantes e as conclusões, não sendo permitidas as citações. O texto deve ser contínuo, sem a separação em tópicos e sem recuo de parágrafo. Os nomes científicos devem ser em itálico com o descritor da espécie (ex. Genipa americana L.). Utilizar o editor de texto Word for Windows (salvar o arquivo no formato *.doc ou *.docx), fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, justificado, sem recuo e sem negrito.

5. Palavras-chave: Devem ser posicionadas logo abaixo do resumo, sendo no máximo quatro, em letras minúsculas, separadas por vírgula, evitando-se termos já contidos no título.



Ressalta-se, ainda, a importância de se mencionar o delineamento estatístico adotado e as análises estatísticas às quais os dados foram submetidos.

Não serão aceitos resumos com frases como: "os resultados serão apresentados posteriormente..." ou "foram encontradas diferenças..." sem apresentar nenhuma evidência. Não deve conter tabelas, figuras e, ou gráficos;

São critérios eliminatórios


Resumo fora do formato especificado (introdução, material e métodos, resultados e conclusão). Essas divisões não devem estar declaradas no texto.

Resumo que não atendeu às correções solicitadas pelo revisor;

Resumo com interpretação equivocada dos dados;

Trabalho sem alinhamento com a área/temática do evento;

Resumos com análise insuficiente de dados. Ressalta-se a importância de se mencionar o delineamento estatístico adotado e as análises estatísticas às quais os dados foram submetidos. Não serão aceitos resumos com frases como: "os resultados serão apresentados posteriormente..." ou "foram encontradas diferenças..." sem apresentar nenhuma evidência. Não deve conter tabelas, figuras e, ou gráficos;

Trabalhos escritos em língua diferente do português;

Trabalhos enviados por outro meio que não o site do evento.

Antes de submeter seu trabalho confira se está de acordo com o modelo disponível.

Em caso de dificuldade ou dúvida, solicitar ajuda pela área de contato do site.

Periódicos parceiros


Os trabalhos submetidos poderão ser selecionados para publicação nos periódicos parceiros.

1) Caso o seu trabalho tenha conteúdo para a edição de artigo científico você poderá se inscrever para o processo de seleção, indicando o interesse em participar e a revista voltada ao tema do seu trabalho.

2) Após a seleção dos resumos, os autores deverão preparar o artigo, no prazo máximo de 20 dias, seguindo as normas da revista indicada pelo Comitê Científico do evento. Caso não atenda esse prazo, o resumo permanecerá no processo normal para publicação nos anais do evento.

3) A seleção do resumo não garante a publicação do artigo. O artigo seguirá o processo de tramitação das Revistas, com revisão de dois Revisores ad hoc, sendo obrigatório seguir as normas da Revista. Este processo será realizado em formato acelerado para publicação dos artigos.

Lista dos periódicos parceiros


1. Agrometeoros (ISSN: 2527-7043)

2. Educação Ambiental (Brasil) (ISSN: 2675-3782)

3. Journal of Environmental Analysis and Progress (ISSN: 2525-815X)

4. Journal of Hyperspectral Remote Sensing (ISSN: 2237-2202)

5. Meio Ambiente (Brasil) (ISSN: 2675-3065)

6. Revista Brasileira de Meio Ambiente (ISSN: 2595-4431)

7. Revista Brasileira de Sensoriamento Remoto (ISSN: 2675-5491) 8. Ciência e Trópico (ISSN:0304-2685)